Biologia Evolutiva

Biologia Evolutiva

Quiz sobre a Teoria da Evolução, com as teorias de Lamarck e Charles Darwin.

published on September 19, 2018
1/8

Acredita-se que a cauda do Homo Sapiens Sapiens tenha sido perdida durante o processo evolutivo, um membro a mais no corpo humano exige o consumo de mais energia, já que seriam necessários mais músculos, ossos e vasos sanguíneos para nutrí-lo. Atualmente, a cauda deixou de ser uma ferramenta necessária para garantir a sobrevivência humana, pois nosso corpo se adaptou desta forma. A estrutura física humana hoje mantém o cóccix, um osso remanescente da cauda na base da coluna, formado por quatro vértebras que se fundem ao longo da vida adulta.
Suponha que um biólogo tentasse explicar a origem das adaptações mencionadas no texto utilizando conceitos da teoria evolutiva de Lamarck. Ao adotar esse ponto de vista, ele diria que:

Acredita-se que a cauda do Homo Sapiens Sapiens tenha sido perdida durante o processo evolutivo, um membro a mais no corpo humano exige o consumo de mais energia, já que seriam necessários mais músculos, ossos e vasos sanguíneos para nutrí-lo. Atualmente, a cauda deixou de ser uma ferramenta necessária para garantir a sobrevivência humana, pois nosso corpo se adaptou desta forma. A estrutura física humana hoje mantém o cóccix, um osso remanescente da cauda na base da coluna, formado por quatro vértebras que se fundem ao longo da vida adulta. Suponha que um biólogo tentasse explicar a origem das adaptações mencionadas no texto utilizando conceitos da teoria evolutiva de Lamarck. Ao adotar esse ponto de vista, ele diria que:
a) a cauda teria sido perdida pela falta de uso e, em seguida, essa característica foi incorporada ao patrimônio genético e então transmitidas
aos descenden...
b) a ausência da cauda teria sido causada pelo fato dela não ter sido mais utilizada, e assim essas características se perderam, segundo a lei
do uso e desuso.
c) A ausência da cauda é uma característica fortemente adaptativa, mas a presença do cóccix seria transmitida apenas à primeira geração de
descendentes.
d) As características citadas no texto foram originadas pela seleção natural.
e) As características citadas no texto foram adquiridas por meio de mutações e depois, ao longo do tempo, foram selecionadas por serem
mais adaptadas ao am...
2/8

Jean-Baptiste de Lamarck foi um naturalista francês que personificou as ideias pré-darwinistas sobre a evolução. Foi o primeiro a propor uma teoria sintética da evolução em seu livro "Filosofia Zoológica". Suas teorias acerca da evolução dos seres vivos embora agora desacreditadas, contribuíram de forma significativa para a evolução e compreensão do estudo posterior feito por Charles Darwin abordo do HMS Beagle.
As duas teorias mais conhecidas de Lamarck foram:

Jean-Baptiste de Lamarck foi um naturalista francês que personificou as ideias pré-darwinistas sobre a evolução. Foi o primeiro a propor uma teoria sintética da evolução em seu livro "Filosofia Zoológica". Suas teorias acerca da evolução dos seres vivos embora agora desacreditadas, contribuíram de forma significativa para a evolução e compreensão do estudo posterior feito por Charles Darwin abordo do HMS Beagle. As duas teorias mais conhecidas de Lamarck foram:
a) Teoria da Evolução e Lei do uso e desuso.
b) Teoria da Seleção Natural e a Lei de Transmissão dos Caracteres Adquiridos.
c) a Lei do uso e desuso e a Lei de Transmissão dos Caracteres Adquiridos.
d) Lei da Herança e Teoria Sintética da Evolução.
3/8

O filo dos anelídeos possui algumas semelhanças estruturais com o filo dos artrópodes. Ambos são invertebrados com morfologia externa bem segmentada. Os órgãos internos não se repetem. Existe a presença de uma epiderme secretora de quintina bem como a estrutura do sistema digestivo, entre outras semelhanças.
Dessa forma, podemos afirmar que:

O filo dos anelídeos possui algumas semelhanças estruturais com o filo dos artrópodes. Ambos são invertebrados com morfologia externa bem segmentada. Os órgãos internos não se repetem. Existe a presença de uma epiderme secretora de quintina bem como a estrutura do sistema digestivo, entre outras semelhanças. Dessa forma, podemos afirmar que:
a) Os dois filos compartilham características próximas por serem de espécies próximas evolutivamente.
b) Os dois filos compartilham características devido à um ancestral em comum que derivou novas espécies através do processo de
especiação.
c) Os dois filos não possuem ligações filogenéticas, e suas semelhanças são um mero acaso.
d) O desenvolvimento desses dois filos aproximou algumas características devido as mesmas condições ambientais.
4/8

Na figura abaixo, está representada a atual distribuição geográfica de uma determinada família de plantas que têm a mesma origem evolutiva e estão presentes em todo o planeta há milhões de anos. Em estudos filogenéticos recentes, percebeu-se que as espécies sul-americanas diferem-se das africanas.
O isolamento geográfico gera novas espécies, esse fenômeno recebe o nome de:

Na figura abaixo, está representada a atual distribuição geográfica de uma determinada família de plantas que têm a mesma origem evolutiva e estão presentes em todo o planeta há milhões de anos. Em estudos filogenéticos recentes, percebeu-se que as espécies sul-americanas diferem-se das africanas. O isolamento geográfico gera novas espécies, esse fenômeno recebe o nome de:
a) Especiação ALOPÁTRICA, quando duas espécies são aproximadas geograficamente.
b) Especiação PARAPÁTRICA dessa família de plantas, dispersando as espécies.
c) Especiação SIMPÁTRICA, e ocorre quando o isolamento geográfico é resultado da competição entre o bioma.
d) Especiação ALOPÁTRICA, gerando novas espécies através de barreiras físicas como a distância.
e) Especiação Simpátrica, devido a busca por novos biomas para a sobrevivência.
5/8

O Celacanto é considerado como um “fóssil vivo” para os biólogos. Suas características sugerem que sua estrutura morfológica se modificou pouco ao longo do tempo. Quanto as adaptações que ocorrem com as espécies, é correto afirmar que:

O Celacanto é considerado como um “fóssil vivo” para os biólogos. Suas características sugerem que sua estrutura morfológica se modificou pouco ao longo do tempo. Quanto as adaptações que ocorrem com as espécies, é correto afirmar que:
a) As adaptações ocorrem de maneira ordenada, tendendo sempre a mudanças.
b) Os animais evoluem de acordo com suas necessidades, adaptando-se ao ambiente.
c) As pressões que ocorrem com as espécies selecionam os mais aptos, e estes passam adiante seus genes.
d) A evolução é aleatória, gerando as espécies que conhecemos hoje por aleatoriedade.
6/8

Cladística é uma área de estudo da biologia evolutiva que agrupa os seres vivos de acordo com certas relações, sendo essas :

Cladística é uma área de estudo da biologia evolutiva que agrupa os seres vivos de acordo com certas relações, sendo essas :
Relações morfológicas
Relações filogenéticas
Relações estruturais internas
Localização geográfica
Nenhuma das alternativas
7/8

Qual foi a intenção inicial de Charles Darwin ao entrar no HMS Beagle?

Qual foi a intenção inicial de Charles Darwin ao entrar no HMS Beagle?
Estudar Geologia.
Estudar Biologia.
Conhecer o mundo.
8/8

Como a crise dos antibióticos e as teorias evolutivas se relacionam?

Como a crise dos antibióticos e as teorias evolutivas se relacionam?
Nós seres humanos, estamos fazendo uma seleção artificial das bactérias mais resilientes aos nossos antibióticos.
As bactérias se tornam capazes de enfrentar os antibióticos, desenvolvendo resistências à eles de acordo com Lamarck.
As bactérias evoluem de acordo com a necessidade de sobreviver aos antibióticos.